Alimentação Saudável




O conceito de alimentação deve levar em conta que este ato não se baseia somente na ingestão de nutrientes, mas de produtos com cor, sabor e odor que garantem o prazer deste momento e englobam questões culturais e sociais. Para a alimentação ser saudável ela deve abranger uma quantidade moderada, harmonia entre os alimentos, variedade e as características individuais e culturais das pessoas. Outro aspecto fundamental é o acesso a alimentos seguros, com condições de higiene adequadas e dentro do prazo de validade.

O estímulo à alimentação saudável em um programa de qualidade de vida deve favorecer a mudança de estilo de vida. É preciso incluir diariamente no cardápio frutas, verduras, legumes, carnes magras, arroz, pão, leite, queijo, etc. Tudo é permitido desde que consumido com moderação. É preciso reconhecer e parar de ignorar os sinais que avisam que já estamos satisfeitos. Não há fórmula mágica ou única, pois o ato de comer é complexo e deve levar em consideração os hábitos de cada um.

No Brasil, os padrões alimentares estão mudando devido à abertura do mercado nos anos 90, à crescente migração para os centros urbanos e à globalização. Entre 1992 e 1995 a importação de produtos industrializados aumentou 409%. Próximo a este período a produção de diversos outros alimentos cresceu significativamente, como bebidas lácteas (829%), alimentos congelados (126%), refrigerantes (90%), cerveja (76%), biscoito (108%) e cereais matinais (426%).O consumo de gorduras passou de 26% a 30% dos anos 80 aos anos 90. Por outro lado, o consumo de arroz e feijão diminuiu.

Com estes dados as orientações nutricionais atuais estão focadas em um retorno às origens, retomando hábitos triviais como o feijão com arroz, bife ou ovo frito, salada de alface e tomate, frutas em geral e restrição de alimentos industrializados. É uma mudança difícil já que os alimentos industrializados facilitam e abreviam o tempo na cozinha. Mas devemos considerar que até os alimentos triviais podem ser preparados em pouco tempo ou congelados para facilitar a manutenção dos hábitos mais saudáveis.

Enfim, é preciso sair do comodismo, assumir a responsabilidade pela nossa saúde e simplificar o conceito de alimentação saudável.

home vida light