Obesidade


O que fazer para convencer as pessoas sobre a triste realidade para a saúde pessoal e pública provocada pela equação 'excesso de calorias + corpos preparados para armazenar energia = epidemia de gordura com mais de 1 bilhão de pessoas obesas no mundo'?

O que fazer para abrir os olhos das pessoas e que elas tenham cuidado com formas e fórmulas milagrosas de emagrecimento? Para que saibam que há gente que se aproveita da angústia de quem quer perder peso para onerá-los e espoliá-los em tudo, menos de seus quilos?

O que fazer para não deixar as pessoas se iludirem com as dietas da moda, que fazem mais parte do problema do que da solução? Para que entendam que quem segue essas dietas pode até emagrecer, mas depois volta a engordar, geralmente mais até do que antes? Para que não se sacrifiquem em busca de resultados rápidos, criando um ciclo vicioso e fazendo com que o problema se torne mais difícil de tratar, pois não há mudança de hábitos alimentares?

O que fazer para tirar a ilusão das pessoas sobre a eficácia milagrosa dos diferentes medicamentos? A lista é longa: metabolizadores de gordura; remédios que estimulam a noradrenalina e adopamina no centro da fome, fazendo com que a pessoa coma menos; medicamentos que estimulam a serotonina para aumentar a sensação de saciedade, em particular em relação aos açúcares; e outros mais que, além de não mostrarem resultados fidedignos e comprovados no combate à obesidade, ainda podem trazer sérios efeitos colaterais.

As respostas a todas as indagações acima existem e estão diretamente relacionadas a uma abordagem honesta, franca e baseada no que há de mais científico sobre a obesidade. Dependem de uma abordagem que esclareça tabus, pontos obscuros e preconceitos. Que estimule nas pessoas uma mentalidade de saúde, abrindo caminho para que elas acrescentem anos de vida à sua vida.

É exatamente essa a proposta que o Bem-estar.com.você traz em 2007, com a campanha Vida Light. Mais do que querer que a empresa perca uma tonelada de peso ao longo do ano, ele quer que as pessoas pensem e ajam mais saudavelmente. Por isso, fique atento às informações e ações do programa, que serão divulgadas por diferentes meios, como o Prodesp Notícias, o Zoom, folhetos e aqui, neste espaço. E lembre-se sempre: 'se você não cuidar de seu corpo, viverá dentro de quê?'